terça-feira, 24 de maio de 2011

Você sobreviveria?


Você consegue desligar rádio, TV, micro, celular e todos os seus aparelhos eletrônicos e permanecer assim por quanto tempo?  Será que vc consegue viver essa experiência por alguns dias?
Bem, qual a sensação que você pode experimentar ao desligar todos os eletrônicos à sua volta e ficar sozinho consigo mesmo? Parou para pensar?
O que eu observo é que as pessoas de um modo geral não conseguem se desligar totalmente dos seus aparelhos. Seria medo do barulho que o silêncio faz? Seria medo dos seus pensamentos? Medo de encontrar-se consigo mesmo?
O mundo moderno condicionou as pessoas a estarem sempre conectadas a alguma fonte eletro eletrônica  e com isso elas estão perdendo o hábito de ouvirem o som de seus próprios pensamentos, e estão começando a se desabituar de ficarem desconectadas; o que propicia o ser humano moderno a robotização ou pior; emburrecimento.
Por conta das novas tecnologias somos condicionados a usar teclas e muito pouco, quase nada de canetas ou lápis, monitorar aparelhos à distância, ou programarmos nossos eletro eletrônicos domésticos ou pessoais às tarefas. Dia a dia as facilidades do mundo moderno nos convence que não somos mais capazes de executarmos tarefas simples, que muitas vezes seriam desestressantes, prazerosas,  porque estamos correndo atrás dos ponteiros e desaprendendo dessas mesmas coisas;  uma vez que as máquinas podem executá-las com alguns toques enquanto nós vamos apagando da nossa memória os conhecimentos e o prazer de executá-las.
O que dirão nossos pensamentos quando se desligam de toda a parafernália eletrônica? Sentirão alívio, cansaço ou se sentirão perdidos?
Estamos vivendo um período de muitas descobertas; umas encadeadas às outras, quase que todas tem a ver com o ter e não com o ser, a não ser umas poucas expressões literárias mal fadadas transvestidas  de auto-ajuda, não se produz mais a arte do pensamento.
Seria esse mal sinal dos tempos, onde o pensamento vai sendo aos poucos banido da vida das pessoas?
É claro que não se decreta o final dos pensamentos, entretanto se a prática deixa de ser exercida com assiduidade para se conseguir concatenar idéias, cria-se um vazio que é facilmente preenchido por qualquer artefato eletrônico.
A arte de pensar precisa ser cultivada no silêncio, longe dos apelos tecnológicos para não morrer como está morrendo o uso da escrita manual, por exemplo, antes que se decrete de vez a incompetência de "ser" da espécie humana.

Um comentário:

  1. Olá, querida
    Belíssimo post de muita sabedoria!!! Parábens!!!
    Vou pro fim de semana retirar-me e sempre o faço no dia a dia pois não consigo viver sem interiorização...
    Bjm de paz

    ResponderExcluir

Obrigada pela sua visita!