quinta-feira, 4 de março de 2010

Ditadura? Censura na Internet?


Tem sido enfático os artigos que recebo falando da volta da ditadura, e eu não consigo achar lógica nisso, pq eu não acho que possa voltar um regime desses depois da experiência que o Brasil tem com a democracia, ainda que meio capenga, até pq já foi demonstrado das mais diversas formas que isso não tem futuro e em todas as nações que tentaram sobreviver com esse regime. Não somos uma republiqueta de bananas ora bolas!
Eu ouço o Olavo dizer que a massa intelectual desse pais está falida e inexoravelmente sem perspectiva e que o Brasil está a um passo de se desmanchar, mas não acho de maneira nenhuma que isso nos faça regredir a ponto de se deixar implantar aqui uma nova ditadura.
É dificil compreender que depois de ter experimentado a liberdade de pensar e agir as pessoas voltem a aceitar a mordaça, nunca mais!
Por outro lado cresce na net também o rumor de censura na internet, também não creio na censura, até prova em contrário, senão vejamos:
A internet surgiu e cresceu de forma tão rápida que hoje tudo se concentra nela e aqui o jorro de informações ligou praticamente todas as pessoas, continentes, países; porém a internet como sabemos é terrs de ninguém e sem lei, não há regras reais para o que acontece aqui nela, como a punição que aos poucos começa se esboçar. É claro que pra tudo que existe no mundo deve haver regras e net não é diferente.
O que eu consigo compreender é que se está se formando alguma "censura" não é para se tornar uma ditadura ou seja lá o que for, é para evitar que o caos se propague por essa mídia que é a mais popular de todas e a mais livre até então. Pode haver erros? Exageros? Pode. Tudo na vida tem seu ponto de equilíbrio e para que todas as pessoas possam desfrutar dessa maravilhosa ferramenta é que se estão estabelecendo regras. Citando Olavo de novo; quem inventa uma coisa não é mesma pessoa que vai aperfeiçoar, portanto ao ser inventado todo invento tem falhas e erros, assim também pode ocorrer com as regras, como aconteceu e acontece sempre com a internet. Não se descobre todos os dias uma maneira de burlar os AVs? Os firewall?
Qualquer pessoa em qualquer lugar, de qualquer idade pode acessar as informações aqui contidas, sejam nos portais, sejam nos grupos, salas de bate-papo ( ninguém mostra RG!) e como por aqui rodam notícias importantes e outras tantas perigosas e outras também mentirosas, é normal que se pense em proteger as pessoas do acesso à elas.
Vejam, não estou concordando nem discordando, o que eu entendo é que tem muita gente, ou melhor, a maioria das pessoas que tem acesso a informações com as quais não sabe lidar, faz bobagem. A internet pode realmente deixar de ser essa terra de ninguém pq nós enquanto seres humanos não aprendemos a lidar com a nossa liberdade e muitos por pura ignorância ou maldade acabam criando e espalhando notícias inverídicas ou prejudicando muita gente.
É preciso enxergar sempre os dois lados para não se atirar pedras antes de se entender o pq das coisas acontecerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela sua visita!